Após aprender com uma falha enorme, a Blizzard supera expectativas com Overwatch

blizzard_titan_rumors_feat
dez
28

Após aprender com uma falha enorme, a Blizzard supera expectativas com Overwatch

É de conhecimento de todos que a Blizzard gastou milhões de Dólares e mais de cinco anos desenvolvendo um jogo chamado Titan  e depois descobriu que o jogo não era divertido.

O produtor principal de Titan era Jeffrey Kaplan. Quando os diretores da Blizard resolveram fechar o jogo, ao invés de demitir Jeffrey eles resolveram usar sua experiência à frente de um outro enorme projeto, que era totalmente diferente de Titan, pois acreditavam que errar é aprender.

O jogo foi analisado pelas maiores criadoras de conteúdo do mundo e é unanimidade o sentimento de se estar jogando um jogo inovador e ambicioso. Jogabilidade refinada, como em todos os jogos da Blizzard. E muito desse avanço e inovação se deve ao falecido Titan.

É oportuno lembrar que a empresa, que circula entre as mais bem sucedidas do ramo de jogos da atualidade já tropeçou mais vezes, ou já se esqueceram de Starcraft: Ghosts ?
No entanto, a filosofia de usar seus erros como parte da criação de outros jogos tem se mostrado forte e confiável.

hqdefault

Com Titan foram 600 Milhões de Dólares em desenvolvimento de um jogo que não foi lançado. Sem contar a mancha na reputação da empresa pois já haviam fãs do jogo desde que rumores sobre seu desenvolvimento começaram a surgir. E quando foi oficialmente anunciado, milhões entraram forte no hype, pois na mesma época, World of Warcraft estava a atingir seu maior índice de jogadores ativos de toda a sua história: 10 Milhões de jogadores.

Como não confiar em um jogo de uma empresa tão bem sucedida, não é?

Algo que mostra a maturidade da Blizzard em termos de compromisso com os jogadores. Após gastar tanto dinheiro com algum projeto, executivos iriam decidir capitalizar algo de qualquer maneira. Infelizmente isso acontece e vemos jogos hoje em dia sendo lançados sem o devido polimento, assim os problemas crescem exponencialmente e o atendimento ao consumidor fica insuficiente.

Para conseguir manter o jgoo divertido, Jeffrey tem uma regra para os 80 funcionários que estão envolvidos diretamente no projeto: “Joguem Overwatch ao menos duas vezes por dia, de manhã quando chegarem ao trabalho e às 18:00h antes de irem para as suas casas”. Com essa premissa, os desenvolvedores acham erros e os trazem para serem consertados.

“Quando nos dermos conta, o jogo estará polido como nenhum outro.”

Foram contratados 14 jogadores profissionais para testar o jogo e eles também foram incluídos nas reuniões com os desenvolvedores até que não houvessem mais discordâncias de opinião entre jogabilidade e balanceamento.

Com o jogo neste nível de acabamento, a Blizzard deu algum dinheiro para os jogadores de teste fazerem uma festa. O jogo era tão divertido que eles decidiram realizar um campeonato e comprar cerveja e pizza com o dinheiro. Este pequeno ato teve grandes consequências, ao final do campeonato todos sabiam que ali, pela primeira vez, o jogo tinha mostrado sua capacidade de ser competitivo ao nivel de E-sports atuais.

ss (2015-11-10 at 08.59.55)

Após isso anunciaram o Beta Teste.

Para o beta teste a Blizzard criou um forum para específico para os jogadores.
Para desenvolver a história do jogo, quadrinhos, pequenos videos e atualizações em redes sociais estão sendo feitos.

Com a grande experiência da Blizzard no mercado de jogos, não é de se impressionar que a empresa comece a assumir posturas diferentes para evoluir.

É revigorante saber que o jogo que nós todos estamos esperando foi tratado com tamanha seriedade pela equipe de desenvolvedores.

Fonte:Los Angeles Times

Sobre Diego Veron

  • Filipe

    Artigo muito bom, cara! xD

    Sugestão: mudem o sistema de comentários para aquele do Facebook (ou até mesmo o Disqus). É muito mais prático.