Como duelar em Overwatch

hanzo-screenshot-001.1Cg4W
jan
15

Como duelar em Overwatch

“Eu disaprovo completamente os duelos. Se alguém me desafiasse para um, eu
bondosamente o levaria para um lugar calmo e o mataria.”

– Mark Twain

 
Apesar de Overwatch ser descrito como um jogo de combate entre times, você vai algumas vezes se achar em uma posição de duelo, o famoso 1v,1 até a morte. Estes momentos podem ser essenciais para a vitória do seu time.

Este artigo tem o propósito de prover uma metodologia para este tipo de momento, é um guia para chegar ao limite do seu oponente e sair do duelo vivo.


Lembre-se: Overwatch é um jogo Objetivo

A primeira coisa a se entender é que matar um oponente, pode ou não servir a um propósito maior. A marcação de uma kill no seu score não dá pontos ao seu time.

Na maioria das vezes, apenas com um team wipe (a morte de todo o time) inimigo é que é possível progredir na partida. Então às vezes se comprometer a um duelo pode trazer mais risco ao seu time do que ajudá-lo. Se você ganhar o duelo, dominar o objetivo se torna um pouco mais fácil para o seu time, mas se, ao contrário, você for morto no duelo, alcançar o objetivo se torna momentaneamente impossível.

Então, o mais fácil é lutar dentro do alcance do seu time, quando estiver perto dos seus suportes e terá ajuda.

Apesar de todo bom jogador saber disso, duelos vão acontecer, pelas mais diversas razões:

  • Você pode estar tentando flanquear o time inimigo.
  • Tentado pegar o suporte deles sozinho e sem ajuda para criar vantagem.
  • Você pode ser este suporte que está sendo atacado.
  • Ao tentar quebrar a linha de frente de um time para usar sua ultimate para atingir mais inimigos.

O que fazer nessas situações?

Decisão Crítica: Lutar ou Correr?

Saber se vale mais a pena continuar vivo para ajudar seu time ou tentar lutar até o fim, vai depender da sua capacidade de balancear as situações atuais da partida:

  • O duelo te favorece? Seu herói tem alguma vantagem em combate direto com o do oponente?
  • É possível sair vivo se você correr no momento atual? Uma tracer conseguirá fugir tranquila da maioria de confrontos no entanto um McCree não conseguirá escapar tão fácil de um Soldier:76
  • O oponente pode receber ajuda no meio do duelo e você estará em uma situação 1v2?
  • A localizão dos medkits mais próximos te favorece?
  • Você sabe quais skills do seu oponente estão em cooldown?

Anteceder os detalhes de um duelo pode ter dar a vantagem de decidir se ele vale a pena ou não.

Quando o duelo começar você estará prestes a morrer.

overwatch_tracer

Quando tudo o que foi falado anteriormente foi levado em consideração e o duelo foi iniciado, você tem uma meta:

Mate seu oponente o mais rapido e brutal que conseguir!

Duelos no Overwatch podem durar apenas alguns segundos e mesmo se você estiver em disvantagem você pode usar vários artifícios para ser o vencedor:

Achar um bom lugar que te favoreça para o duelo

Com o tempo de jogo, os locais que favorecem cada herói começam a se tornar obvios, bem como as distâncias corretas de se combater cada oponente. Uma tracer pode combater muito bem uma Symmetra de perto, porém assim ela vai levar muito dano do projetor de prótons da sua inimiga, logo a melhor maneira é sacrificar um pouco do seu dano atirando de longe mas sobrevivendo mais fácil. Se um Reaper estiver duelando com um Reinhardt não poderá ficar muito perto dos ataques corpo-a-corpo de seu oponente, porém se for muito longe não vai conseguir causar o dano esperado, então às vezes a distância de combate pode ser essencial e minimalisticamente diferenciar-se entre eficaz e ineficaz.

Mover-se inteligentemente

Ficar parado para combater um adversário é a pior estretégia possível em um duelo, logo, o contrário absoluto se torna a melhor estratégia: mover-se bastente.
Mova-se diagonalmente em relação ao inimigo, pule, entre atrás de estruturas para recarregar, evite andar em direção ao arco frontal do oponente ao menos que alguma habilidade sua te dê muita vantagem de combate nessa posição.
Preserve sempre aquela distância boa para a saúde do seu herói, conforme citado acima, levando sempre em conta a movimentação do adversário.

Controle os Medkits

Use os medkits disponíveis no mapa para te dar a vantagem nos seus duelos:

  •  Saiba que eles tem um cooldown de 10 segundos (Poucas pessoas se atentam a isso).
  •  Medkits pequenos recupera 75 do seu HP.
  •  Medkits grandes recuperam 250 do seu HP.
  •  Uma boa noção e conhecimento tático dos mapas de jogo te favorecem.
  •  Use skills para tirar seus oponetes de perto dos locais onde medkits aparecem.
  •  Em uma situação de duelo, pegue os medkits mesmo se tiver mais HP que o oponente.

Use as skills cuidadosamente

Skills como a granada do McCree, a puxada do Roadhog, a flecha dividida do Hazo são skills que tem potencial para ganhar duelos. Você deve as usar a melhor maneira possível levando em conta as habilidades e velocidade dos inimigos.

Se, na contra-mão, você está duelando contra inimigos que possuem esse tipo de habilidades fatais, não hesite em usar skills defensivas, se as possuir. Elas não lhe ajudam em nada se você estiver morto.

O uso das habilidade Ultimates seguem um padrão mais pragmático. Você não deve as usar se ela não for te trazer vantagem no duelo, ou se trouxer mais vantagem em uma luta com mais oponentes.
Por exemplo: A ultimate do McCree se usada em um duelo só ganratirá que ele morra, devido ao periodo de tempo em que o herói fica parado. A ultimate da D.Va se usada em uma teamfight, pode ser muito mais efetiva do que em um duelo, assim como a ultimate da Zarya.

Lembre-se: morrer em um duelo, reviver e voltar para a batalha é, na maioria das vezes, mais rápido do que o tempo de recarga da sua ult.

Mire de forma metódica e eficaz

F7FKCEKG7U9M1445913884359

Todo mundo adora acertar aqueles belos headshots, mas mirar na cabeça não é sempre a escolha mais prática. Os tamanhos dos modelos dos heróis variam muito em tamanho e cada um dos personagens vai ter um padrão de propagação dos tiros. Analise a situação do seu herói para saber como deve focar sua mira, distância também deve afetar a sua decisão.

Se um jogador oponente se move de maneira previsível pode ser uma boa opção atirar um pouco adiante do ponto em que ele está, para que o tempo de viagem do projétil seja equalizado com a distância entre vocês dois para acertos precisos.

Tenha sempre uma rota de fuga

Se o duelo não estiver indo a seu favor, esteja ciente do andamento da luta e observe por oportunidades para escapar. Locais, caminhos, habilidades defensivas, estruturas, são todos artifícios que se pode usar para sobreviver a um duelo. Continuar lutando, quando se sabe que sua morte é eminente é uma das piores escolhas do jogo. Quando se acostuma a fugir na hora certa, começamos a conseguir escapadas fantáticas, tão ou mais memoráveis quanto matar o oponente.

Tente não morrer após vencer o duelo

Se você acabou um duelo vivo, seu HP provavelmente está baixo. Isto te deixa suscetível a morrer mais facilmente a ataques de membros do time inimigo. Morrer após ganhar um duelo não é a pior das situações, é obvio, porém se você recuperar o HP com um medkit ou com a ajuda de um dos seus suportes, vai conseguir manter a vantagem que consegui no duelo por muito mais tempo.
No Overwatch, cada duelo é tem uma história própria

O jogo tem o propósito de ganharmos em equipe, seja inteligente, ganhe o duelo, conte aos seus companheiros de time, use sua vantagem momentânea mas não se esqueça:

O tempo de respawn é curto e o seu inimigo estará vindo para se vingar!

 

 

Fontes: http://onehitclub.com/2016/01/13/high-noon-guide-dueling-overwatch/
https://www.reddit.com/r/Overwatch/comments/40tm7t/i_wrote_a_guide_to_dueling_in_overwatch/

Autor: /u/WhisperXl
Traduzido e adaptado por Diego Veron com autorização do autor.

Sobre Diego Veron