Os desafios em desenvolver Overwatch.

Slide_Reaper
set
30

Os desafios em desenvolver Overwatch.

Overwatch está passando por um problema que vários outros jogos estão tendo hoje em dia. Eles não conseguem conciliar um jogo fácil de aprender, mas difícil de se dominar.

Atualmente Overwatch tem uma equipe (Team 4) que conta com 18 pessoas. Não parece ser um número significante, mas outros jogos no mesmo estilo tem muito menos pessoas envolvidas. Isso parece algo insignificante mas mostra o quanto a Blizzard está investindo no jogo e o quanto eles estão tentando resolver os bugs do jogo rapidamente.

Quando se pensa nos heróis e quantas habilidades tem cada um, é necessário aprender mais ou menos 70 ataques, movimentos e truques diferentes para ficar confortável com um herói específico, mas como o jogo é feito para poder trocar rapidamente de heróis, o número sobe para centenas de movimentos, ataques e truques que podem ser feitos com a participação do time.

Foi perguntado a Jeff Kaplan e Geoff Goodman, o diretor do jogo e o principal designer de Overwatch respectivamente, se eles tem algo na manga para reverter essa situação, de imediato Goodman disse – “Estamos preocupados com esse fator e quanto mais conteúdo colocamos, pior fica. Nós ainda não temos a solução perfeita, além de não sabermos se consideramos isso um problema. Eu não sei.”

Kaplan até tentou dizer que isso ainda não é um problema, apenas uma preocupação mas admitiu que estão preocupados em colocar muito conteúdo para os jogadores antes mesmo do jogo ser lançado – “Nós estamos de olho em dois problemas, um é a quantidade de heróis que podemos começar a adicionar deixando os jogadores sem saber o que está acontecendo (na história de Overwatch). Isso é algo que deveríamos de pouco em pouco ir diminuindo ou dizer “Ei, talvez já tenhamos heróis suficientes agora” disse Kaplan.

Slides_Sound_Design

Foi perguntado qual seria a quantidade ideal de heróis e Kaplan disse: “Nós não temos uma quantidade pré determinada, mas não é um objetivo nosso adicionar heróis infinitamente, só que também não temos um número de heróis inspirador, o jogo não está completo. Nós temos certos nichos que queremos atingir, Geoff estava falando sobre o Junkrat e ele queria uma classe defensiva de fogo indireto, esse foi um nicho que nós realmente queríamos criar. É assim que nós procuramos fazer novos heróis (Atingir nichos diferentes), ou senão ele terá algo muito legal e diferente que será diferente de qualquer outro herói.”

O Team 4 tem um grande potencial de prever os problemas. Quando o beta sair, Kaplan disse que será possível fazer um teste de um modo tutorial bem rudimentar contra bots que permitirá jogadores praticarem os mapas e heróis em um ambiente seguro. “Não é um modo co-op ou nada parecido com uma luta contra um I.A. muito avançado, é só um modo para praticar,” ele disse.

Uma vantagem que a Blizzard tem é que toda a companhia efetivamente age como os seus primeiros Beta Testes, tendo assim opinião de mais ou menos 4000 funcionários. “Nós estamos vendo as reações, e e existem vários tipos de reações, existem os jogadores de time, que dizem – O que meu time precisar eu vou lá e pego. Esses são os que normalmente trocam muito de heróis, existe também pessoas que dizem ter seu herói principal e eles normalmente trocam entre 2 heróis”.

Goodman alertou que Overwatch penaliza muito os jogadores que trocam muito de heróis, pois toda vez que trocam é perdida toda a progressão do ultimate.

E afirmou que o cuidado natural dos jogadores deve ajudar muito no começo, mas é bem interessante ver quantos personagens no futuro terão habilidades passivas ou ativas quer irão melhorar seu movimento. Os mapas estão ficando cada vez mais interessante por serem pequenos, mas com tantos detalhes e será curioso ver no beta como os heróis sem habilidades de voar, deslizar ou escalar vão ganhar o amor dos jogadores.

E ai estão prontos pro beta?!

Fontes:Kotaku

Sobre Zardron

Apaixonado pelo mundo Blizzard e por Overwatch!