Por que Overwatch não será free-to-play e quais os planos da Blizzard para o DLC?

widow_tracer_semborda
nov
08

Por que Overwatch não será free-to-play e quais os planos da Blizzard para o DLC?

Será que a Blizzard irá vender mais heróis depois do lançamento? Isso depende.

Esta semana, a Blizzard anunciou que o seu próximo jogo  de FPS (tiro em primeira pessoa) focados em heróis, o Overwatch, não será um jogo free-to-play. Pensou-se generalizadamente que o jogo seguiria a risca como outros da empresa, tais como: Hearthstone: Heroes of Warcraft e Heroes of the Storm. Mas o diretor do jogo Jeff Kaplan disse que há uma boa razão pela qual a Blizzard está lançando Overwatch como um jogo pago.

“Nós realmente tomamos a decisão sobre o modelo de negócio, baseado no que nós achamos que seria certo para o jogo.”, disse Kaplan à Polygon em entrevista na BlizzCon. “Se você já jogou muito o Overwatch, sabe que a troca de personagens [durante a partida] é uma parte essencial disso tudo – é uma parte dinâmica muito divertida. A diferença crucial entre … Overwatch e outros jogos é a fluidez nas composições das equipes e de saber como anular a outra equipe.

“Um monte de modelos (jogos) free-to-play que estávamos explorando, as pessoas envolvidas não tinham acesso suficiente aos personagens para fazer a composição correta das equipes. Nós realmente não queremos mudar a jogabilidade e limitá-lo de alguma maneira só para tornar o jogo free-to-play.”

Kaplan disse que a decisão também foi em parte, impulsionado pelos fãs da Blizzard.
“Nós vimos um monte de comentários vindos da comunidade, quase como uma fadiga, tipo, ‘eu estou tentando descobrir como eu vou jogar este jogo. Eu realmente quero [jogar com todos os heróis] Mei, Widowmaker, Reaper… então qual a fórmula que preciso descobrir para que isso aconteça?”

Liberando o Overwatch a $60 (R$250,00) — E também disponibilizando uma versão de $40 (R$160,00) exclusiva para PC — então a Blizzard pensou que seria um “acordo justo com os jogadores.”

“O que você vê é o que você ganha, esse é o jogo, aqui estão os 21 heróis, nós os achamos incríveis, nós achamos o jogo fantástico”, disse Kaplan. “Esse modelo [de negócios] tradicional, foi removido para gerar menos stress de que, se [um jogador] precisa ser Roadhog e [outro jogador] precisa ser Junkrat, [a equipe pode fazer isso]. Eles estarão todos disponíveis para você. Tenha tudo.”

Genji_004

Tim Ford, líder programador do jogo Overwatch, disse que levou um longo tempo para entender o que a Blizzard queria, mesmo ele tendo muita experiência com ambos os modelos de negócios, [jogos pagos e gratuitos].

“Nós pegamos inspiração de uma “porrada” de jogos diferentes, até mesmo os nossos próprios da Blizzard”, disse Ford. “Um ano atrás, não sabíamos como iríamos vender este jogo, até aprendermos realmente como e o que é o Overwatch, sendo assim, estávamos em posição de tomar essa decisão.”

Fãs da Blizzard têm expressado preocupação sobre os planos dos desenvolvedores pós-lançamento do jogo: Será que irão adicionar novos heróis? Será que irão vendê-los? Como será essa venda? Quanto vai custar? Kaplan disse que essas são as perguntas mais frequentes, mas que ele não tem uma resposta ainda. “A Blizzard ainda está tentando descobrir isso”, disse. E ele está de olho na comunidade de Overwatch para algumas orientações sobre os planos de design futuros.

“Não é a nossa intenção se esquivar das questões”, disse Kaplan. “Não temos uma resposta concreta sobre o que vai acontecer após o lançamento inicial em termos de heróis. Houve um equívoco que nós vamos ter 21 heróis no lançamento e em seguida, vamos abrir uma loja de heróis com heróis adicionais, isso está muito longe de ser verdade.

OpeningC108

“Espero que em algum dia na próxima semana possamos aplicar o patch com os três novos heróis e em seguida, queremos ver o ecossistema destes heróis. Acho que isso vai responder muitas peguntas, tipo ‘Quantos heróis podemos ter? Há espaço para muito mais? Um pouco mais? Como está o jogo? Sensação de jogo está sólida e equilibrada? ‘”

“Nós estamos apenas começando o beta, não terminamos todos os sistemas do jogo ainda”, acrescentou Ford. “A combinação dos sistemas de jogo que estamos apresentando e o feedback da comunidade, vai nos orientar sobre como nós vamos dar aos jogadores, o acesso à novos conteúdos”.

“Em termos, se decidirmos [adicionar alguma DLC após laçamento]”, Kaplan continuou, “Seria uma combinação de nós querermos fazer mais heróis, com a comunidade se ela achar que devem ser adicionados mais heróis ao jogo […] Então eu acho que é uma questão de explorar a “saúde” do jogo pós-lançamento, assim como a comunidade, ver o que eles toleram ou não toleram. Mas todo o nosso foco é esses 21 heróis no dia do lançamento.

“Não é uma daquelas coisas que sabemos exatamente o que vamos fazer e só estamos esperando o momento certo para jogar nas suas caras. Estamos lendo todos os comentários agora e iremos levá-los em conta.”

overwatch_mei

Enquanto o multiplayer do beta fechado oferece uma lista das modalidades disponíveis, Kaplan disse que ainda há mais por vir em termos de modos de jogo para Overwatch. “A Blizzard tem experimentado novos modos”, ele disse, mas muitas das experiências do desenvolvedor com os modos de jogo tradicionais, simplesmente não traduzem bem a um jogo ligado a heróis.

“Nós fazemos um monte de prototipagem com o modos de jogo”, disse Kaplan. “A empresa, a equipe e a comunidade, estão todos suando a camisa para trazer novas modalidades. Estamos muito esperançosos de introduzir um novo modo de jogo em Overwatch, mas a principal filosofia de design e condução por trás disso, para nós, é que não queremos fazer nada que faça tirar os heróis do foco principal, ou algo que não faça sentido às habilidades dos heróis.”

“Um grande exemplo é a modalidade ‘Capture the flag’ (capture a bandeira/rouba bandeira),” disse, “Não combina bem com o sistema de jogo do Overwatch.”

“Nós tentamos jogar ‘Capture the Flag’ no Overwatch. Ninguém gostou”, disse. “Você acaba por ter que pegar heróis como Genji ou Tracer, então terão muitos destes mesmos heróis. E você vai acabar por colocar regras/limites que farão a Tracer, por exemplo, deixar de ser Tracer, logo, perde toda a razão de jogar com ela.

“Também tentamos pontos de controle, tanto de três quanto cinco pontos lineares aonde os heróis teriam que conquistar forçando a se esbarrem o tempo todo. Nós achamos que perdeu completamente o sentido. Virou bagunça … O grande ponto é que estamos constantemente em prototipagem. Estamos sempre trabalhando mais dos mesmos mapas que sabemos que funcionam bem, mas temos um projeto paralelo em constante prototipagem para novos mapas e eu estou muito esperançoso de que vamos apresentar um, mais cedo ou mais tarde.”

 

Fonte: Polygon

Texto traduzido e adaptado por G.SpoT parceiro do MUNDO OVERWATCH.

Sobre G.SpoT

Me chamo André tenho 30 anos, sou casado e tenho uma filha de 8 anos! De hobby a profissão, os jogos tomaram conta da minha vida, não só minha na verdade, mas da minha família toda, todos gostam! Então fiz disso um trabalho e estou tentando evoluir cada vez mais nessa área :) Gostaria de conhecer meu canal? Tá na mão! http://www.youtube.com/gspotf2
  • Leonardo Viana

    Discordo deste modelo de negócio, acho que quem quer todos personagens que compre o pacote, quem quer free to play que vá desbloqueando com gold e coloca as skins pagas que provavelmente serão…

    • WilliamGamer

      Tu não entendeu que iria estragar fluidez do jogo, após joga-lo concordo totalmente…

  • HardJogos Ma

    Alguém pode me dizer, se ovewatch tem online de graça no ps4 e no xbox.

    • ….Chapolin….

      claro que ñ ne o jogo e pago o que tera e um teste no dia 18 para joga de graça durante 3 dia

  • Henrique Fockink

    O jogo custa caro assim apenas para que se possa trocar de personagem durante as partidas? Que besteira é essa? O que o preço muda na lógica de programação?